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Como Funciona uma Consultoria em Recursos Humanos?

Consultoria em Recursos Humanos é uma forma de gerar resultados ainda melhores para o seu negócio

Administrar pessoas é um desafio. Para um auxílio mais direcionado e com resultados eficientes, você precisa de uma Consultoria em Recursos Humanos, que vai analisar e organizar o cenário atual do seu negócio. A Consultoria ajuda na tomada de decisões estratégicas relacionadas aos colaboradores do seu empreendimento.

Uma Consultoria em RH cuida do maior patrimônio da sua empresa, que são as pessoas. Ações para o crescimento e a melhoria dos profissionais são bem-vindas, pois impulsionam a motivação interna e também reduzem a rotatividade. Pense neste aspecto para tornar a sua empresa um ótimo local para trabalhar.

Qual é a Importância da Gestão de Pessoas?

A Consultoria em Recursos Humanos intervêm diretamente na Gestão de Pessoas, por esse motivo é importante entender esse conceito para descobrir como esse serviço pode contribuir dentro de uma organização.

A Gestão de Pessoas é caracterizada com um grupo de atividades que objetiva gerenciar e impulsionar o capital humano dentro das empresas. Direcionar as pessoas para resultados de alta performance é o desafio que uma Consultoria em Recursos Humanos vai administrar.

Como uma Consultoria em Recursos Humanos atua?

Ao contratar um serviço de Consultoria em Recursos Humanos, provavelmente sua intenção é solucionar falhas relacionadas ao seu capital humano ou torná-los motivados e capacitados para crescerem e, por consequência, obter melhores resultados para o negócio como um todo.

Conheça os principais passos do trabalho realizado por uma Consultoria em RH:

1ª etapa – DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO

Para que o trabalho de consultoria seja realizado com total eficiência, atingindo os objetivos que serão definidos no planejamento é necessário que a equipe da empresa de RH conheça o segmento e o cenário encontrado na empresa. Dessa forma é possível verificar falhas e vulnerabilidades que precisam de uma reformulação.

2ª etapa – PLANEJAMENTO

Após esse levantamento e pesquisa de campo é necessário reunir todas as informações para criar um planejamento adequado, de acordo com as necessidades do seu negócio. Essa fase é muito importante para a estruturação de todo o projeto de Consultoria em Recursos Humanos.

3ª etapa – AÇÃO

Essa fase é quando todo o planejamento será colocado em prática. Os procedimentos definidos devem ser postos em ação e haverá a fase de transição entre o estilo antigo de administração e o novo proposto relacionado às pessoas da organização.

4ª etapa – MONITORAMENTO

Ao final, será realizado um acompanhamento para verificação das etapas, se foram completadas com sucesso, se surgiu algum obstáculo ou problema, entre outras situações que devem ser ajustadas, se necessário.

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Melhorar o desempenho da sua equipe nem sempre é uma tarefa fácil, mas ela será bem sucedida com o auxílio de uma Consultoria em Recursos Humanos

Se você necessita de uma Consultoria em RH, entre em contato com a Alliage. Temos mais de 20 anos de experiência na área e já auxiliamos empresas de diferentes portes a alcançar a sua mais alta capacidade produtiva, impulsionando o seu capital humano.

Alguns dos nossos principais projetos são: Avaliação de Desempenho, Plano de Cargos e Salários, Mapeamento de Competências, Transição de Carreira, entre outros. Fale com a nossa equipe, tire suas dúvidas e solicite uma visita com nossos especialistas para conhecer as suas demandas em RH.

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Confira abaixo os 10 principais desafios do RH em uma situação de reestruturação de empresas:

Estamos na era da economia do conhecimento, aquela que permite que o usuário tenha informações rápidas a poucos cliques. Isso também modifica a interação da empresa com seus colaboradores e resulta, principalmente em tempos de crise, na reestruturação dos negócios.

O RH, possuindo uma equipe de humanas, apresenta-se como o setor mais adequado para ajudar nos procedimentos de mudança, sejam eles culturais ou organizacionais. Saiba abaixo algumas atividades relevantes na reestruturação de empresas conduzidas por esses profissionais:

1. Avaliação dos colaboradores internos

É necessário que haja uma análise dos funcionários antes de qualquer decisão. Evite realizar esse processo de maneira interna, pois alguns colaboradores podem ser preteridos em relação a outros. Esse procedimento deve ser feito de maneira transparente e imparcial por um RH terceirizado.

2. Reorganização da estrutura organizacional

A mudança na estrutura organizacional tem o objetivo de otimizar processos. Geralmente é necessário simplificá-la ou modernizá-la para extinguir cargos, eliminar burocracias, substituir níveis hierárquicos, entre outras ações para facilitar a transformação que será provocada pela reestruturação de empresas.

3. Reavaliação das atividades e fluxos de trabalho

A implementação de novas tecnologias geralmente requerem mudanças nos processos de trabalho. Com isso, é necessário que haja o treinamento da nova rotina com os colaboradores. O RH pode verificar a melhor metodologia de acordo com as demandas internas.

4. Restabelecimento da motivação e do engajamento

Em tempos de crises e ações para a reestruturação das empresas é certo o clima pesado e cheio de incertezas. Só uma comunicação assertiva e transparentes pode gerar maior confiança aos colaboradores. Além disso, são necessárias outras atividades para trazer de volta sentimentos de motivação e engajamento internos.

5. Manutenção da comunicação clara e transparente

Evite que haja fofocas e comunicações mal formuladas nesse período. É época de todos se unirem para que permaneça um clima ameno dentro da empresa, mesmo com as adversidades.

6. Afastamento de conflitos nas equipes

A reorganização de diversos setores, da estrutura organizacional, do fluxo de atividades e de trabalho, entre outras mudanças podem gerar discussões entre colaboradores. É essencial que cada uma delas seja planejada de forma organizada e tenha comunicação anterior.

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7. Capacitação em novas ferramentas

A tecnologia é uma grande aliada na reestruturação de empresas. Se houver a implementação de novos sistemas é necessário que haja um treinamento prévio para evitar qualquer transtorno no dia a dia de trabalho.

8. Trabalho com outras áreas com objetivos diversos

Com as transformações digitais urgentes, os setores de RH e TI necessitam de cooperação para que haja a implantação de novas ferramentas sem gerar um impacto adverso dentro das organizações.

9. Obtenção do consenso de valores e significados

Em tempos de diversidades de pensamentos, é um desafio para o RH criar ações que criem uma cultura empresarial genuína, que possa incluir todos os colaboradores em um sentimento único de impulsionamento da empresa.

10. Criação de uma cultura colaborativa

Ter uma política de colaboração é fundamental para que a reestruturação da empresa torne-se bem sucedida. O RH deve treinar os líderes para que eles possam ser os grandes agentes de transformação internos.

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

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