+55 (21) 2212-9800

 

Por que você deve contratar uma Consultoria de RH para o Recrutamento e Seleção da sua empresa?

A importância de ter uma equipe especializada no recrutamento e seleção do seu negócio

Se você realizou uma contratação errada, sabe que essa situação pode gerar muita dor de cabeça. Por isso é melhor prevenir que esse problema ocorra novamente. Se o departamento de RH é ausente na sua organização, a terceirização é uma forma de ter uma solução eficiente para quando você precisar de um recrutamento e seleção.
Mesmo que sua empresa possua um RH ativo, uma consultoria de Recursos Humanos, pode trabalhar como uma parceira, em uma vaga específica, confidencial ou grande demanda.

A atividade de recrutamento e seleção é a origem de uma contratação adequada. Esse processo deve ser planejado com cuidado e por uma equipe que tenha experiência no assunto. É essencial que seja traçado o perfil adequado e que sejam criados processos para chegar no candidato ideal.

Confira 5 razões para ter como aliada uma consultoria de RH no recrutamento e seleção do seu negócio

Uma consultoria de RH com experiência e conhecimento é a sua melhor aposta na hora de ter auxílio na contratação de talentos para o seu negócio. Dessa maneira você consegue reduzir os erros e ter a máxima precisão nos candidatos selecionados.

Por que você deve contratar uma Consultoria de RH para o Recrutamento e Seleção da sua empresa - Alliage

1. Visão Imparcial do processo

Ao contratar terceiros para o trabalho de recrutamento e seleção, você garante a neutralidade do processo. Isso porque esse serviço pode ser feito para identificar também talentos internos. Eles devem ser julgados de maneira transparente e imparcial para verificação se podem preencher a vaga disponível. Também serve para evitar “apadrinhados” sem o perfil adequado em processos externos.

2. Ela sabe onde recrutar os melhores talentos

Ao optar por uma consultoria de RH com ampla experiência de mercado, saiba que ela terá o conhecimento dos locais mais adequados para divulgar as vagas. Encaixando perfeitamente os perfis necessários na busca da sua empresa. Além disso, podem ajudar a construir a marca empregadora (employer branding), ou seja, uma marca atrativa para os melhores candidatos.

Leia também: Vantagens de Contratar uma Consultoria de RH no Rio de Janeiro

3. Elaboração de processos inovadores

Uma consultoria focada em RH mantém-se atualizada o tempo todo, pois esse é o centro de seu trabalho. Por este motivo, você terá uma empresa que conhece procedimentos modernos e inovadores para a elaboração de um recrutamento e seleção interessante, atrativo e eficaz.

4. Melhor custo-benefício

Contratar uma consultoria de recursos humanos terceirizada é mais benéfico e econômico do que você criar um departamento na sua empresa, contratando pessoas, equipamentos, entre outros ativos. Você pode contratar os serviços dela quando necessitar, de maneira pontual ou prolongada.

5. Experiência e foco estratégico

Por fim, uma firma de RH possui anos de trabalho que a tornam apta a conduzir o processo de recrutamento e seleção do começo ao fim. É essencial que o trabalho seja feito de forma estratégica, com o objetivo de atingir o perfil adequado que foi traçado inicialmente.

Entre em contato com uma consultoria de RH no Rio de Janeiro

Escolha uma empresa de recursos humanos que possa atender às suas expectativas com serviços de recrutamento e seleção de excelência. Se você desejar um orçamento, entre em contato com a Alliage Consultoria em Recursos Humanos. Atuamos desde 1995, ajudando as empresas a captarem os melhores talentos!

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Confira abaixo os 10 principais desafios do RH em uma situação de reestruturação de empresas:

Estamos na era da economia do conhecimento, aquela que permite que o usuário tenha informações rápidas a poucos cliques. Isso também modifica a interação da empresa com seus colaboradores e resulta, principalmente em tempos de crise, na reestruturação dos negócios.

O RH, possuindo uma equipe de humanas, apresenta-se como o setor mais adequado para ajudar nos procedimentos de mudança, sejam eles culturais ou organizacionais. Saiba abaixo algumas atividades relevantes na reestruturação de empresas conduzidas por esses profissionais:

1. Avaliação dos colaboradores internos

É necessário que haja uma análise dos funcionários antes de qualquer decisão. Evite realizar esse processo de maneira interna, pois alguns colaboradores podem ser preteridos em relação a outros. Esse procedimento deve ser feito de maneira transparente e imparcial por um RH terceirizado.

2. Reorganização da estrutura organizacional

A mudança na estrutura organizacional tem o objetivo de otimizar processos. Geralmente é necessário simplificá-la ou modernizá-la para extinguir cargos, eliminar burocracias, substituir níveis hierárquicos, entre outras ações para facilitar a transformação que será provocada pela reestruturação de empresas.

3. Reavaliação das atividades e fluxos de trabalho

A implementação de novas tecnologias geralmente requerem mudanças nos processos de trabalho. Com isso, é necessário que haja o treinamento da nova rotina com os colaboradores. O RH pode verificar a melhor metodologia de acordo com as demandas internas.

4. Restabelecimento da motivação e do engajamento

Em tempos de crises e ações para a reestruturação das empresas é certo o clima pesado e cheio de incertezas. Só uma comunicação assertiva e transparentes pode gerar maior confiança aos colaboradores. Além disso, são necessárias outras atividades para trazer de volta sentimentos de motivação e engajamento internos.

5. Manutenção da comunicação clara e transparente

Evite que haja fofocas e comunicações mal formuladas nesse período. É época de todos se unirem para que permaneça um clima ameno dentro da empresa, mesmo com as adversidades.

6. Afastamento de conflitos nas equipes

A reorganização de diversos setores, da estrutura organizacional, do fluxo de atividades e de trabalho, entre outras mudanças podem gerar discussões entre colaboradores. É essencial que cada uma delas seja planejada de forma organizada e tenha comunicação anterior.

Leia também: Como a integração do RH e TI pode ajudar na sua empresa

7. Capacitação em novas ferramentas

A tecnologia é uma grande aliada na reestruturação de empresas. Se houver a implementação de novos sistemas é necessário que haja um treinamento prévio para evitar qualquer transtorno no dia a dia de trabalho.

8. Trabalho com outras áreas com objetivos diversos

Com as transformações digitais urgentes, os setores de RH e TI necessitam de cooperação para que haja a implantação de novas ferramentas sem gerar um impacto adverso dentro das organizações.

9. Obtenção do consenso de valores e significados

Em tempos de diversidades de pensamentos, é um desafio para o RH criar ações que criem uma cultura empresarial genuína, que possa incluir todos os colaboradores em um sentimento único de impulsionamento da empresa.

10. Criação de uma cultura colaborativa

Ter uma política de colaboração é fundamental para que a reestruturação da empresa torne-se bem sucedida. O RH deve treinar os líderes para que eles possam ser os grandes agentes de transformação internos.

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ