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A importância da gestão de pessoas em tempos de crise

Mesmo em momentos difíceis, tenha um diferencial positivo com os seus colaboradores

A gestão de pessoas durante um período de crise deve ser reforçado porque muitos colaboradores ficam ansiosos e desmotivados com as incertezas. Medo de demissões e reduções de salários são comuns de podem minar a confiança do profissional. Para que o seu time esteja tranquilo e produtivo, conte com estratégias positivas de um RH especializado.

Se você não tem esse setor estruturado na sua empresa, invista em um RH terceirizado. A reinvenção é a melhor forma do seu negócio continuar funcionando e a área de recursos humanos é fundamental nesse processo. É essencial trabalhar o aumento da produtividade, engajamento das pessoas, competências e habilidades desejadas na organização, entre outras atividades.

A importância da gestão de pessoas em tempos de crise - Alliage

Diagnóstico inicial em tempos de crise

O primeiro passo é identificar o nível da crise dentro da organização. Isso inclui realizar uma avaliação de desempenho para identificar as pessoas importantes que vão ajudar a reerguer o negócio. Depois é necessário entender se há alternativas em relação ao corte de pessoas. Se não há, estabelecer quais os profissionais serão demitidos. Essa é uma escolha difícil para qualquer negócio. É necessário manter o clima estável, evitando qualquer falha na comunicação. O RH terceirizado irá identificar formas de manter a equipe unida e produtiva, para que os problemas internos sejam minimizados, mesmo com o ambiente externo incerto em tempos de pandemia.

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Definição da estratégia com a diretoria e iniciação das ações

Verificar as vulnerabilidades do negócio com os líderes é vital para que haja ações alinhadas, visando o combate aos obstáculos internos. A partir dessa conversa, ações são planejadas para que os colaboradores possam ter uma experiência transformadora, com o objetivo de reverter a situação. As pessoas são as principais engrenagens do seu negócio. Portanto, valorize-as nesse momento de crise. Confira algumas práticas indicadas que devem ser adotadas com a ajuda do RH terceirizado:

Entenda a importância da gestão de pessoas em tempos de crise - Alliage

• Realize mudanças

Crie atividades que faça os colaboradores saírem da sua zona de conforto. Afinal, essa é a hora de evidenciar a importância de cada um deles na organização. Transforme procedimentos, evite retrabalhos, otimize os processos. Essa é a hora de olhar para dentro para reinventar o negócio.

• Corte apenas uma vez

Analise as demissões logo no começo para que não se perpetue um clima de medo. Se esse corte for feito de tempos em tempos, pode gerar um caos dentro da sua empresa. Quem trabalha tranquilo, se na semana que vem pode ser demitido? As decisões devem ser assertivas. Depois, realize uma comunicação para reforçar a importância das pessoas que permaneceram.

• Seja transparente

Nessas horas de crise é essencial que a organização seja transparente, evitando esconder problemas. Se algo de ruim vazar, pode acabar com a confiança dos profissionais em relação ao negócio. O RH auxilia na comunicação clara junto aos colaboradores, evitando qualquer tipo de transtorno na comunicação interna.

Conduza de modo eficiente a gestão de pessoas na sua organização em tempos de crise

Você e seus líderes já tem preocupações demais com a crise. Delegue a gestão de pessoas para alcançar uma alta eficiência nessa área. A Alliage possui grande experiência na área e pode auxiliá-lo com essa tarefa importante para a manutenção da motivação e produtividade no seu negócio. Entre em contato conosco e vamos criar um plano eficiente juntos!

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Confira abaixo os 10 principais desafios do RH em uma situação de reestruturação de empresas:

Estamos na era da economia do conhecimento, aquela que permite que o usuário tenha informações rápidas a poucos cliques. Isso também modifica a interação da empresa com seus colaboradores e resulta, principalmente em tempos de crise, na reestruturação dos negócios.

O RH, possuindo uma equipe de humanas, apresenta-se como o setor mais adequado para ajudar nos procedimentos de mudança, sejam eles culturais ou organizacionais. Saiba abaixo algumas atividades relevantes na reestruturação de empresas conduzidas por esses profissionais:

1. Avaliação dos colaboradores internos

É necessário que haja uma análise dos funcionários antes de qualquer decisão. Evite realizar esse processo de maneira interna, pois alguns colaboradores podem ser preteridos em relação a outros. Esse procedimento deve ser feito de maneira transparente e imparcial por um RH terceirizado.

2. Reorganização da estrutura organizacional

A mudança na estrutura organizacional tem o objetivo de otimizar processos. Geralmente é necessário simplificá-la ou modernizá-la para extinguir cargos, eliminar burocracias, substituir níveis hierárquicos, entre outras ações para facilitar a transformação que será provocada pela reestruturação de empresas.

3. Reavaliação das atividades e fluxos de trabalho

A implementação de novas tecnologias geralmente requerem mudanças nos processos de trabalho. Com isso, é necessário que haja o treinamento da nova rotina com os colaboradores. O RH pode verificar a melhor metodologia de acordo com as demandas internas.

4. Restabelecimento da motivação e do engajamento

Em tempos de crises e ações para a reestruturação das empresas é certo o clima pesado e cheio de incertezas. Só uma comunicação assertiva e transparentes pode gerar maior confiança aos colaboradores. Além disso, são necessárias outras atividades para trazer de volta sentimentos de motivação e engajamento internos.

5. Manutenção da comunicação clara e transparente

Evite que haja fofocas e comunicações mal formuladas nesse período. É época de todos se unirem para que permaneça um clima ameno dentro da empresa, mesmo com as adversidades.

6. Afastamento de conflitos nas equipes

A reorganização de diversos setores, da estrutura organizacional, do fluxo de atividades e de trabalho, entre outras mudanças podem gerar discussões entre colaboradores. É essencial que cada uma delas seja planejada de forma organizada e tenha comunicação anterior.

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7. Capacitação em novas ferramentas

A tecnologia é uma grande aliada na reestruturação de empresas. Se houver a implementação de novos sistemas é necessário que haja um treinamento prévio para evitar qualquer transtorno no dia a dia de trabalho.

8. Trabalho com outras áreas com objetivos diversos

Com as transformações digitais urgentes, os setores de RH e TI necessitam de cooperação para que haja a implantação de novas ferramentas sem gerar um impacto adverso dentro das organizações.

9. Obtenção do consenso de valores e significados

Em tempos de diversidades de pensamentos, é um desafio para o RH criar ações que criem uma cultura empresarial genuína, que possa incluir todos os colaboradores em um sentimento único de impulsionamento da empresa.

10. Criação de uma cultura colaborativa

Ter uma política de colaboração é fundamental para que a reestruturação da empresa torne-se bem sucedida. O RH deve treinar os líderes para que eles possam ser os grandes agentes de transformação internos.

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

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