RJ: +55 (21) 2212-9800
SP:+55 (11) 4968-6210

Capacite seus funcionários para trabalhar de acordo com LGPD

Garanta procedimentos padrões para o cumprimento da nova lei

Para que a Lei Geral de Proteção de Dados seja cumprida à risca é necessário analisar o modo que os dados são trabalhados na organização, implementar tecnologias de segurança e proteção e também realizar o treinamento de colaboradores para que todos esses processos sejam eficazes.

A conformidade com a LGPD deve integrar a cultura organizacional, promovendo mais consciência aos funcionários sobre a proteção de dados e a padronização da atuação de cada setor em relação ao assunto. Com a capacitação, os riscos são diminuídos drasticamente.

Saiba que uma parte considerável do vazamento e perda de dados acontece pela ação incorreta das pessoas. Um desses exemplos é quando um funcionário clica em um link estranho em seu e-mail corporativo. A negligência com atualizações de sistemas e implementação de recursos de segurança completam o ambiente inseguro e perigoso para as informações internas.

O ideal é que haja uma transformação inteira na empresa, que inclua a capacitação interna

Mantenha todas as adaptações bem encaixadas em relação à conformidade da LGPD. A integração dessas mudanças garante um ambiente mais seguro e protegido para que haja o trabalho adequado em relação aos dados internos.

Capacite seus funcionários para trabalhar de acordo com LGPD

Confira abaixo algumas dicas para treinamento dos funcionários sobre a nova rotina após a vigência da LGPD:

  • Garanta a transparência das informações
    A lei em si é confusa para leigos e extensa, por isso, há a necessidade de tornar os principais pontos mais didáticos e com ações padronizadas para a perfeita interpretação e cumprimento dos colaboradores. Evite que ocorra um mal-entendido, pois a lei possui diversos jargões e termos técnicos que são de difícil entendimento por pessoas que não são da área jurídica.
  • Mostre o que muda nas atividades dos colaboradores
    Uma boa dica é trazer exemplos práticos para a capacitação, além de dividir os grupos pelos setores da organização. Cada área é impactada de forma diferente. Por isso, crie um material específico para as equipes que receberão o treinamento. Você pode focar exatamente nas necessidades que determinado grupo demanda.
  • Mostre as principais ameaças e suas consequências
    Um tópico importante de uma capacitação para LGPD é deixar bem claro quais são os riscos e ameaças da não colaboração dos funcionários. Além disso, é necessário destacar quais são as consequências de uma má conduta, tanto para o profissional quanto para a empresa.
  • Crie uma cartilha que esteja acessível sempre que houver dúvidas
    Por fim, garanta que haja um material individual ou por setor para consulta, já que há uma grande quantidade de informações, principalmente no começo. Será necessário um período de adaptação dos times que trabalham com informações e demais dados de propriedade de terceiros.

Deseja fornecer uma capacitação especializada em LGPD?

O setor que é mais indicado para conduzir treinamentos direcionados para colaboradores, seja em qualquer assunto, é o RH. Lidar com pessoas é a especialidade do Recursos Humanos. A equipe irá analisar o cenário pré-existente e indicará as melhores práticas de capacitação.

O treinamento pode ser online ou offline, de acordo com a necessidade da organização. Se você deseja consultoria sobre o assunto ou a criação de um curso personalizado para seus colaboradores, entre em contato com a Alliage Consultoria em RH. Possuímos mais de 20 anos de experiência no mercado e podemos orientar seus colaboradores sobre os principais passos para o cumprimento da LGPD.

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ