+55 (21) 2212-9800

 

Como adaptar a sua empresa à LGPD com o auxílio do RH

Alcance a conformidade necessária com o auxílio do RH

O Recursos Humanos é uma área do seu negócio que coleta e trata as informações de candidatos a uma vaga e também dos colaboradores de uma organização. Por isso, é vital que haja um mapeamento dos processos deste setor, para que a segurança das informações seja implementada.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em setembro de 2020. As empresas têm até 18 meses para tornarem mais seguros os seus procedimentos internos. Antes, não havia tanta restrição para coleta e armazenamento de informações, por isso, muitas organizações não investiam no assunto.

Contudo, agora o jogo virou. Os usuários têm total controle de seus dados. Eles podem consentir ou pedir para excluí-los de determinado banco de dados ou local de armazenamento físico de uma empresa. Dessa maneira, há a necessidade de ter essas informações bem organizadas e protegidas.

Como adaptar a sua empresa à LGPD com o auxílio do RH

O RH é um dos setores que mais utilizam dados pessoais dentro de uma empresa

Contar com a equipe desse setor é fundamental para que a transformação dos processos para cumprimento da LGPD seja realizado com sucesso. Seja um RH interno ou terceirizado, algumas atividades que serão imprescindíveis nesse novo cenário de mudanças são:

 

  • Mapeamento de como os dados são coletados

    Como há a necessidade de consentimento, é preciso conseguir a assinatura física ou permissão digital do candidato. É necessário que haja a devida prova de que foi a própria pessoa que cedeu a permissão de utilização dessas informações.

 

  • Realização da criação dos Termos de Uso e Privacidade dos dados

    Para que haja transparência e cumprimento da LGPD em sua totalidade, o RH com o auxílio de uma consultoria especializada deve redigir um termo para que o usuário possa saber para que motivo determinados dados são solicitados no início do relacionamento (recrutamento e seleção) e também em etapas avançadas posteriores (admissão).

 

  • Definição da finalidade de cada dado coletado

    A equipe deverá definir quais são os dados principais do candidato que devem ser coletados e a sua finalidade. Cuidado com a exigência de muitas informações sem propósito, pois quanto mais dados em posse da empresa, mais responsabilidade ela terá sobre a proteção.

 

  • Criação de treinamentos para a manipulação de dados

    O recursos humanos também pode ser responsável pela elaboração de capacitações para os colaboradores que vão manipular dados internamente. É vital criar normas e advertências para quem não seguir o protocolo de proteção definido pelo RH.

Se você deseja uma consultoria de RH para auxiliar na mudança segura do seu negócio, entre em contato com a Alliage Recursos Humanos

A equipe da Alliage Recursos Humanos possui parceiros estratégicos que trabalham em conjunto para fornecer soluções de Segurança da Informação para o seu negócio, reduzindo os riscos de qualquer tipo de advertência ou multa relacionada à LGPD. Fale conosco e agende uma conversa com nossos especialistas.

Disclaimer: A Alliage não se responsabiliza pelas tomadas de decisão de empresas em relação ao uso de informações sobre a LGPD. Nosso parceiro, Diferenciall, oferece esse serviço para a sua organização. Entre em contato!

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ