RJ: +55 (21) 2212-9800
SP:+55 (11) 4968-6210

Como escolher um encarregado de proteção de dados para auxiliar no cumprimento da LGPD?

Saiba mais informações sobre esse profissional importante após a vigência da LGPD

As demandas geradas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) criaram novos postos de trabalho. Um deles é o de DPO (Data Protection Officer) ou, em português, encarregado de proteção de dados. Ele é vital para o cumprimento da legislação de maneira adequada dentro de uma organização. 

O DPO pode ser um profissional interno ou uma empresa terceirizada. O importante é que ele cumpra seus objetivos de garantir que todos os princípios da lei sejam atendidos, fazendo uma ponte entre seu negócio, proprietário dos dados e autoridades reguladoras. Continue a leitura para saber como escolher o encarregado de proteção de dados.

É obrigatório ter o DPO para fiscalizar as ações relacionadas à nova lei?

Sim, é exigido que haja um profissional especializado em LGPD para evitar qualquer desvio no cumprimento da nova lei. Ele evita problemas de perdas, vazamentos, uso incorreto de informações, compliance, invasões, entre outros. A legislação vale tanto em território nacional quanto internacional. 

Áreas diversas deverão ter sinergia para resolver questões relacionadas à LGPD. Os setores jurídicos e de tecnologia são primordiais para obter uma excelente orientação sobre a legislação de proteção de dados.

Como escolher um encarregado de proteção de dados para auxiliar no cumprimento da LGPD?

Conheça alguns exemplos práticos sobre a atuação do DPO

  • Ser o intermediário entre o titular dos dados e a empresa, coletando as solicitações, esclarecendo dúvidas e agindo em relação a essas ações para garantir uma solução pacífica;
  • Estar atento para mudanças na lei e repassá-las para os superiores. Deve ainda direcionar as atividades que serão realizadas após analisar essa novidade;
  • Esclarecer sobre a direção que deve ser dada para a conscientização dos colaboradores, por meio de capacitações, treinamentos e outras medidas necessárias;
  • Ajudar a criar as novas regras internas e garantir que elas estejam em concordância com a LGPD.

O encarregado de proteção de dados será o profissional mais importante nas decisões estratégicas direcionadas para a Lei Geral de Proteção de Dados. Conte com ele para a implementação das mudanças na sua organização, tanto em pequenas, médias e grandes organizações. Não deixe a falta desse profissional gerar um transtorno que vai abalar o seu negócio.

Dicas para contratar um DPO para a sua empresa

O profissional ou a empresa que vai atuar como DPO deve entender sobre a LGPD, pois esse é o conhecimento principal do seu trabalho. Mas também, deve ter experiência na área jurídica e tecnológica, já que são esses dois principais conhecimentos que vão proporcionar uma transformação expressiva no seu negócio.

Por exemplo, em relação à área jurídica, o DPO deve entender a lei e adaptá-la para a realidade do seu negócio. Isso porque os termos jurídicos são confusos e podem gerar má interpretação. Ele deve deixar o material o mais didático possível para o entendimento de todos.

Já em relação à tecnologia, a Segurança da Informação é um dos serviços necessários para o cumprimento da legislação e isso inclui a implementação de ferramentas que vão aumentar a proteção dos dados. Tudo isso deve ser acompanhado por profissionais experientes, evitando que haja investimentos errados.

Saiba como escolher um encarregado de proteção de dados para auxiliar no cumprimento da LGPD?

Precisa de auxílio para recrutamento e capacitação de profissionais para o cumprimento da LGPD?

A equipe da Alliage Consultoria em Recursos Humanos visa ajudar empresas a cumprir de maneira rígida a nova lei LGPD. Conte conosco para cumprir o princípio da responsabilização, que é aquele em que você tem que contratar um parceiro que auxiliará o seu negócio na migração para a conformidade de proteção de dados. Fale conosco e agende uma conversa com nossos especialistas.

Disclaimer: A Alliage não se responsabiliza pelas tomadas de decisão de empresas em relação ao uso de informações sobre a LGPD. Nosso parceiro, Diferenciall, oferece esse serviço para a sua organização. Entre em contato!

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ