+55 (21) 2212-9800

 

Consultoria de RH: Como criar um Plano de Cargos e Salários?

Conheça a importância do Plano de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários é uma forma de você motivar seus colaboradores. Isso porque essa atividade deixa claro quais são as promoções possíveis dentro da empresa e também mostra o tempo de alcance de cada uma delas. Isso ajuda o profissional a traçar um plano de carreira concreto. Uma consultoria de RH pode ajudá-lo nessa missão, criando uma estruturação de acordo com a realidade da firma.

Saiba que se um Plano de Cargos e Salários não for implementado no seu negócio, você pode perder muitos talentos. O desempenho e as expectativas dos profissionais são proporcionais à transparência que a organização oferece em relação ao ponto que eles podem chegar dentro da empresa. Contudo, nem sempre é fácil definir a estrutura e valores de acordo com as responsabilidades de cada um.

Por isso, para que não haja distorções e desistências da diretoria em relação a essas informações, conte com uma consultoria de RH para ajudar a implementar o Plano de Cargos e Salários na sua firma. Essa ferramenta, basicamente, determina os cargos internos e seus respectivos vencimentos. Isso ajuda também a determinar a responsabilidade de cada um, inclusive, para cobranças mais assertivas.

Leia também: Conheça os benefícios do treinamento corporativo

Como uma consultoria de RH trabalha para definir o Plano de Cargos e Salários?

Nada mais justo que o setor de Recursos Humanos cuidar dessa parte. Se você não possui essa área na sua empresa, a terceirização é a melhor forma de você ter uma consultoria de RH dinâmica, imparcial e transparente. A ajuda de uma equipe especializada em pessoas torna o processo mais profundo e devidamente ajustado às suas necessidades.

Saiba abaixo como a equipe trabalhará para definir um Plano de Cargos e Salários:

Consultoria de RH Como criar um Plano de Cargos e Salários - Alliage

• Diagnóstico da situação

A primeira ação da consultoria de RH será analisar a situação atual da empresa. Isso ajuda a identificar os pontos que necessitam de melhoria.

• Divulgação do projeto para os colaboradores

Novas ações podem se espalhar rapidamente. Por isso, evite fofocas e mal entendidos com uma comunicação clara da intenção do projeto para os seus colaboradores.

• Descrição e avaliação de cargos

Essa é a fase de definir os cargos internos. Nem sempre isso é estabelecido previamente e gera muita confusão interna. Portanto, aproveite para determinar os deveres, atribuições e responsabilidades de cada colaborador.

• Pesquisa e elaboração de padrão salarial

Depois da resolução sobre os cargos, é hora de olhar para o mercado e verificar a média salarial em relação ao tamanho da empresa, faturamento, segmento, entre outros aspectos. Equiparar vencimentos é essencial para evitar perder talentos para a concorrência.

• Criação da política de remuneração

É vital definir as normas para a evolução dos colaboradores dentro da organização. A consultoria de RH vai definir critérios necessários para as promoções devidas, de acordo com a estratégia do negócio.

• Estudo do impacto financeiro

Para que o Plano de Cargos e Salários seja sustentável e durável é primordial realizar um estudo sobre os impactos econômicos dessa reorganização.

• Implementação do Plano de Cargos e Salários

Por fim, realize a divulgação de todo o trabalho feito, criando treinamentos com os gestores responsáveis por explicar o projeto para a sua equipe.

A criação do Plano de Cargos e Salários é mais complexo do que você imaginava? Conte com uma consultoria de RH para ajudá-lo nesta implementação!

Evite o feeling na hora de criar um Plano de Cargos e Salários. Tenha uma equipe empenhada e experiente para estruturar essa ferramenta de motivação complexa em sua organização. Gere benefícios a médio e longo prazo com essa atividade implementada de maneira assertiva no seu negócio! Entre em contato com a Alliage e agende uma reunião com nossos especialistas em RH.

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. +55 (21) 2212-9800

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. +55 (21) 2212-9800