+55 (21) 2212-9800

 

Evite a alta rotatividade com o treinamento corporativo

Um dos vilões do mundo corporativo pode sucumbir com a inserção do treinamento corporativo

A alta rotatividade é caracterizada quando há uma frequência elevada de colaboradores que entram e saem de uma empresa. Isso pode acontecer por diversas razões. Se a situação for identificada no seu negócio, é fundamental investigar a origem do problema. Muitas vezes a causa é a falta de valorização e motivação do funcionário, que pode ser atenuada pelo treinamento corporativo.

O profissional só evolui se ele passa por capacitações contínuas. A maioria dos mercados encontra-se altamente dinâmico, o que obriga o colaborador a se atualizar sempre. Contudo, se ele permanece em uma empresa que não observa e incentiva o seu potencial, pode se acomodar. Isso gera cansaço, desmotivação e a consequência é a procura de novos horizontes (lê-se: um novo emprego).

Portanto, o treinamento corporativo visa quebrar essa cadeia negativa, proporcionando uma nova visão para o colaborador evoluir internamente. Se essa atividade for interessante e motivadora, pode tirar o funcionário da sua zona de conforto, aumentando sua produtividade e tendo a chance de crescer dentro da organização.

Quais são as causas principais da alta rotatividade?

Há inúmeros motivos para um funcionário pendurar o seu crachá e ir embora de uma empresa. Abaixo vamos listar as razões mais comuns para que isso aconteça. Assim, você pode se prevenir contra esse movimento negativo para a sua firma.

Evite a alta rotatividade com o treinamento corporativo - Alliage

1. Clima pesado

Alguns ambientes corporativos são altamente hostis. A competitividade e as fofocas são problemas vistos de longe. Ninguém aguenta viver 8 horas da sua vida nesse clima. Isso pode acabar afastando os seus colaboradores.

2. Falta de benefícios

A ausência de incentivos como treinamentos corporativos, benefícios de descontos para funcionários, auxílio-creche, horário flexível, entre outros benefícios podem desmotivar a maioria dos colaboradores.

3. Líder ruim

Outro elemento que contribui para a alta rotatividade é a convivência com um líder despreparado e que é indiferente aos seus liderados. Com o tempo, o indivíduo gera conflitos e tensões desnecessárias com a equipe. Isso certamente vai atrapalhar o dia a dia do trabalho e afetar a motivação dos colaboradores.

4. Acomodação

Por fim, é normal um movimento de acomodação ao longo da jornada de uma carreira. Contudo, é importante que a empresa possa oferecer novas oportunidades e desafios para esse profissional sair do seu quadrado e tomar uma ação rumo a sua evolução dentro do negócio.

O treinamento corporativo possibilita a chance de promoções e perspectiva positiva da carreira dentro da organização

Com o auxílio de uma consultoria de RH, você não terá apenas um evento de treinamento corporativo, mas pode contar com um programa completo e estruturado para reter e potencializar os talentos internos. Levando-os, assim, para posições chaves no seu negócio, seja em cargos de liderança ou execução.

O investimento que você terá ao realizar esse planejamento e contínuo esforço para implementar o treinamento corporativo vai ser revertido em aumentos na produtividade e maiores lucratividades. Afinal, você aproveitará os talentos internos, sem precisar de novos recrutamentos e seleções contínuos. É terrível ter que acolher um indivíduo e dispensá-lo rapidamente, perdendo todo o tempo de aprendizado.

Depois de elaborado e executado o treinamento corporativo, ofereça alternativas complementares para diminuir ainda mais a rotatividade na sua organização como criação de uma cultura forte, oferecimento de mais benefícios, disponibilidade de horários flexíveis, entre outras.

Não deixe que apenas a capacitação seja uma forma de manter o seu funcionário no seu negócio. As demandas para cada indivíduo são diferentes e você deve sempre observar as demandas internas. Implemente-as aos poucos e vá monitorando os resultados para reduzir os pedidos de demissão. Se precisar de ajuda para o treinamento corporativo ou ações para o desenvolvimento de pessoas, entre em contato com a Alliage Consultoria de Recursos Humanos, no Rio de Janeiro! Agende uma conversa conosco.

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. +55 (21) 2212-9800

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. +55 (21) 2212-9800