+55 (21) 2212-9800

 

Papel do RH estratégico em tempos de pandemia

A gestão de pessoas e outras atividades na área fazem a diferença na tranquilidade da sua equipe

Grande parte das pessoas está preocupada com os efeitos do coronavírus. Se o seu negócio está funcionando, seus gestores devem ter ainda mais cuidado com as pessoas e com as próprias decisões da empresa nesse momento delicado. O RH é estratégico nesse momento e pode tornar a situação mais tranquila mesmo em tempos incertos de pandemia.

Prevenção e estratégia são duas palavras de ordem do RH para auxiliar na contenção da doença e também na manutenção da produtividade da equipe. É fácil ter o emocional abalado com tantas notícias ruins, o número de mortes aumentando e poucas notícias sobre medicamentos e vacinas.

Por isso, algumas medidas foram tomadas de maneira emergencial como home office, reuniões online, jornada reduzida, entre outras, para minimizar os impactos da pandemia. A tecnologia é uma grande aliada nesse processo, permitindo a manutenção das atividades mesmo com a necessidade do distanciamento social.

Papel do RH estratégico em tempos de pandemia - Alliage

Qual a importância da atuação do RH de maneira estratégica no seu negócio?

Não sabemos ainda quando esse cenário instável vai voltar ao normal. Por este motivo, é importante que haja um planejamento para evitar um impacto ainda maior da pandemia nos negócios. Isso inclui a atuação em todos os setores da empresa, inclusive o humano.

Além dos fatores financeiros, administrativos e outros, o aspecto humano é a engrenagem que leva a organização para o topo. Portanto, preocupar-se com o bem-estar dos colaboradores é fundamental. O RH estratégico levará isso em conta junto com os outros setores.

Por exemplo, a inteligência emocional de muitos bons profissionais pode estar abalada por esse momento. O RH atua dando suporte para os colaboradores por meio de comunicações por e-mail, sessões individuais em aplicativos como Skype e Zoom, além de treinamentos online que desenvolvem ainda mais essa habilidade em tempos difíceis.

Essas atividades devem ser alinhadas com a preocupação em relação à manutenção saudável do negócio. Alguns problemas que devem ser antevistos são imagem institucional, parte financeira, escritórios adaptados para evitar a proliferação da doença, risco para os funcionários de trabalhar na empresa, entre outros aspectos.

A adaptação brusca fez com que detalhes fossem esquecidos, mas eles podem ser realinhados com a ajuda do RH estratégico

Como o distanciamento social foi altamente recomendado pelas autoridades, muitos negócios fecharam da noite para o dia e seus funcionários começaram a trabalhar em casa. Para que as atividades diárias sejam alinhadas é necessário que o colaborador tenha suporte com equipamentos e ajuda de custo.

Tudo isso é mapeado pelo RH estratégico, que consegue selecionar os profissionais que podem continuar em home office e restabelecer a volta daqueles que dependem de equipamentos e infraestrutura do escritório para o seu trabalho. É necessário que haja escalas de trabalho, por exemplo, para inibir as aglomerações em local fechado.

Cuidar da Segurança da Informação também é vital, já que o trabalho é feito virtualmente. É necessário que sejam implementados recursos tecnológicos seguros como o VPN (sigla em inglês para Rede Virtual Privada), instalação de antivírus, configuração do firewall, entre outros.

A análise da experiência e as possíveis adaptações são atividades cruciais para o RH estratégico manter a empresa no rumo, depois dessa situação imprevista. Quem sabe não é possível começar a flexibilizar a jornada de alguns colaboradores a partir dessa prática? Esse é um dos fatores competitivos futuros para as organizações.

Conte com um RH estratégico terceirizado para o seu negócio

Mantenha a gestão de pessoas alinhada com a performance da sua empresa com o auxílio de um RH estratégico. Os especialistas da Alliage Consultoria em Recursos Humanos podem exercer esse papel, colocando a sua empresa nos trilhos certos. Entre em contato conosco e exponha sobre os principais desafios do seu negócio em tempos de pandemia!

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ