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Recrutamento em tempos de crise, veja como podemos te ajudar

Como realizar um recrutamento estratégico mesmo em períodos adversos

O papel do RH nos negócios é cada vez mais estratégico. Utilizar dados do negócio é fundamental para dar passos adequados, principalmente em tempos de crise. Além disso, os recursos humanos podem utilizar recursos de ponta para achar e reter os melhores talentos. Hoje você vai descobrir qual a melhor maneira de realizar um recrutamento em tempos de crise.

Antes da pandemia do coronavírus, o Brasil passava por uma crise econômica e estava em vias da recuperação. Contudo, esse cenário mudou por conta de uma ameaça invisível e imprevista: um vírus. Algumas empresas tiveram que se reestruturar, algumas fechar e isso tudo provocou transtornos diversos.

O recrutamento de colaboradores pode ser uma loucura em tempos como esses, mas também é uma oportunidade. O RH possui outros grandes desafios que é a condução de demissões e otimização dos procedimentos de recrutamento e seleção, que nesse momento devem ser feitos à distância.

Leia também: A importância da gestão de pessoas em tempos de crise

Recrutamento em tempos de crise, veja como podemos te ajudar - Alliage

A transformação digital também deve ser alinhada com o recrutamento de pessoas

Uma das reinvenções das empresas foi a realização de processos sem ter contato presencial com os candidatos. O isolamento social é uma oportunidade de rever processos de recrutamento e seleção. Ferramentas que proporcionam o contato de um recrutador a um candidato podem revolucionar a maneira de contratar.

Por que não começar agora? Há softwares de gerenciamento disponíveis no mercado que possuem avaliações online, análise de currículo, conversas por vídeo, entre outros recursos para o recrutamento. Contudo, esses recursos não são nada sem o planejamento prévio do perfil do candidato desejado.

Mesmo automatizadas, essas ferramentas necessitam de uma equipe pensante, para que todas as fases não sejam em vão. Conte com um RH especializado para conduzir cada etapa da escolha do próximo talento para a sua empresa. Muitas organizações estão realizando cortes e demissões, mas seja estratégico e pense no recrutamento como uma solução para determinadas áreas do seu negócio.

Conte com a Alliage para conduzir um processo eficaz de recrutamento mesmo em tempos difíceis

A Alliage é uma empresa de recursos humanos, sediada no Rio de Janeiro, que possui mais de 20 anos de conhecimento no mercado. Nossa equipe de especialistas pode auxiliá-lo na retomada do crescimento do seu negócio, por meio de um processo de recrutamento à distância eficaz.

Nosso time multidisciplinar possui a missão de contribuir, junto com os clientes, para o desenvolvimento dos seres humanos, das organizações e da sociedade, com soluções inovadoras em RH. Entre em contato conosco e vamos iniciar a transformação digital do recrutamento e seleção do seu negócio juntos!

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Confira abaixo os 10 principais desafios do RH em uma situação de reestruturação de empresas:

Estamos na era da economia do conhecimento, aquela que permite que o usuário tenha informações rápidas a poucos cliques. Isso também modifica a interação da empresa com seus colaboradores e resulta, principalmente em tempos de crise, na reestruturação dos negócios.

O RH, possuindo uma equipe de humanas, apresenta-se como o setor mais adequado para ajudar nos procedimentos de mudança, sejam eles culturais ou organizacionais. Saiba abaixo algumas atividades relevantes na reestruturação de empresas conduzidas por esses profissionais:

1. Avaliação dos colaboradores internos

É necessário que haja uma análise dos funcionários antes de qualquer decisão. Evite realizar esse processo de maneira interna, pois alguns colaboradores podem ser preteridos em relação a outros. Esse procedimento deve ser feito de maneira transparente e imparcial por um RH terceirizado.

2. Reorganização da estrutura organizacional

A mudança na estrutura organizacional tem o objetivo de otimizar processos. Geralmente é necessário simplificá-la ou modernizá-la para extinguir cargos, eliminar burocracias, substituir níveis hierárquicos, entre outras ações para facilitar a transformação que será provocada pela reestruturação de empresas.

3. Reavaliação das atividades e fluxos de trabalho

A implementação de novas tecnologias geralmente requerem mudanças nos processos de trabalho. Com isso, é necessário que haja o treinamento da nova rotina com os colaboradores. O RH pode verificar a melhor metodologia de acordo com as demandas internas.

4. Restabelecimento da motivação e do engajamento

Em tempos de crises e ações para a reestruturação das empresas é certo o clima pesado e cheio de incertezas. Só uma comunicação assertiva e transparentes pode gerar maior confiança aos colaboradores. Além disso, são necessárias outras atividades para trazer de volta sentimentos de motivação e engajamento internos.

5. Manutenção da comunicação clara e transparente

Evite que haja fofocas e comunicações mal formuladas nesse período. É época de todos se unirem para que permaneça um clima ameno dentro da empresa, mesmo com as adversidades.

6. Afastamento de conflitos nas equipes

A reorganização de diversos setores, da estrutura organizacional, do fluxo de atividades e de trabalho, entre outras mudanças podem gerar discussões entre colaboradores. É essencial que cada uma delas seja planejada de forma organizada e tenha comunicação anterior.

Leia também: Como a integração do RH e TI pode ajudar na sua empresa

7. Capacitação em novas ferramentas

A tecnologia é uma grande aliada na reestruturação de empresas. Se houver a implementação de novos sistemas é necessário que haja um treinamento prévio para evitar qualquer transtorno no dia a dia de trabalho.

8. Trabalho com outras áreas com objetivos diversos

Com as transformações digitais urgentes, os setores de RH e TI necessitam de cooperação para que haja a implantação de novas ferramentas sem gerar um impacto adverso dentro das organizações.

9. Obtenção do consenso de valores e significados

Em tempos de diversidades de pensamentos, é um desafio para o RH criar ações que criem uma cultura empresarial genuína, que possa incluir todos os colaboradores em um sentimento único de impulsionamento da empresa.

10. Criação de uma cultura colaborativa

Ter uma política de colaboração é fundamental para que a reestruturação da empresa torne-se bem sucedida. O RH deve treinar os líderes para que eles possam ser os grandes agentes de transformação internos.

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

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