+55 (21) 2212-9800

 

Um RH especializado pode ajudar a organizar o Home Office da sua equipe em tempos de crise

Se você está confuso em relação a essa nova modalidade de trabalho, conte com a ajuda de um RH especializado

Está inseguro em como implementar o home office na sua organização? Há diversos detalhes que vão ajudá-lo a não perder o controle sobre a sua equipe. Conte com uma consultoria especializada de RH para você não errar nessa hora e perder tempo com retrabalhos e falhas na comunicação.

O COVID-19 mudou a rotina de muitos negócios. Todos eles estão sendo impactados com menor ou maior grau. Por isso é essencial pensar nas modalidades de trabalho existentes e se preparar para implementá-las quando for necessário. O home office é uma delas! Hoje vamos oferecer algumas dicas importantes sobre o trabalho remoto.

Esse é um caminho sem volta, com o tempo, as organizações terão que se adaptar em relação a essa nova realidade. Portanto, porque não começar agora? Se sua cabeça está cheia, pensando apenas em como deixar o seu negócio funcionando e traçando as perspectivas de futuro, considere investir em um RH especializado.

Um RH especializado pode ajudar a organizar o Home Office da sua equipe em tempos de crise - Alliage

Você não precisa ter uma equipe de recursos humanos interna, pode terceirizá-la!

A terceirização é outro tipo de recurso que você pode utilizar para otimizar os processos da sua organização. Nem sempre é necessário ter uma equipe completa para realizar um trabalho consistente de recursos humanos. E nem contrate uma pessoa só para fazer tudo, ela não dará conta do trabalho.

Um time de RH especializado e terceirizado é capaz de suprir as suas necessidades de forma mais completa e eficaz. Nesse caso do home office, por exemplo, os profissionais vão criar as regras necessárias junto com os setores responsáveis e a diretoria, além de realizar treinamentos.

Isso ajuda a deixar a equipe da sua empresa mais segura e consciente sobre o trabalho remoto. Essa modalidade nem sempre é fácil, afinal, o colaborador deve ter foco, disciplina, entre outros aspectos para evitar que haja um descontrole e falta de produtividade. O RH pode alinhar todas essas expectativas de forma leve e didática.

Leia também: Quais são os benefícios do home office para o seu negócio?

Além de considerar a operação da empresa, o RH especializado também vê o lado humano dessa situação

Os ânimos estão à flor da pele com tanta informação sobre o coronavírus. Como não há ainda medicamentos e nem vacina, a ansiedade pode aumentar junto aos seus colaboradores. É importante que haja compreensão nesse momento, afinal, todos estão no mesmo barco.

O RH especializado pode conversar com seus funcionários, oferecendo dicas importantes sobre como lidar com essa fase difícil e também manter o foco para assuntos importantes. Infelizmente algumas empresas não podem parar, pois isso compromete todo o seu funcionamento e as suas obrigações, sejam com colaboradores, fornecedores e clientes.

Portanto, o home office surge como um meio termo para manter a salvo os funcionários e também não paralisar totalmente, causando prejuízos e transtornos para os seus clientes e problemas de pagamento aos seus fornecedores. A vida deve continuar, mas sempre com responsabilidade.

Conte com a equipe da Alliage Recursos Humanos para ser a sua aliada para implementar um home office eficiente! Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto!

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente

Confira abaixo os 10 principais desafios do RH em uma situação de reestruturação de empresas:

Estamos na era da economia do conhecimento, aquela que permite que o usuário tenha informações rápidas a poucos cliques. Isso também modifica a interação da empresa com seus colaboradores e resulta, principalmente em tempos de crise, na reestruturação dos negócios.

O RH, possuindo uma equipe de humanas, apresenta-se como o setor mais adequado para ajudar nos procedimentos de mudança, sejam eles culturais ou organizacionais. Saiba abaixo algumas atividades relevantes na reestruturação de empresas conduzidas por esses profissionais:

1. Avaliação dos colaboradores internos

É necessário que haja uma análise dos funcionários antes de qualquer decisão. Evite realizar esse processo de maneira interna, pois alguns colaboradores podem ser preteridos em relação a outros. Esse procedimento deve ser feito de maneira transparente e imparcial por um RH terceirizado.

2. Reorganização da estrutura organizacional

A mudança na estrutura organizacional tem o objetivo de otimizar processos. Geralmente é necessário simplificá-la ou modernizá-la para extinguir cargos, eliminar burocracias, substituir níveis hierárquicos, entre outras ações para facilitar a transformação que será provocada pela reestruturação de empresas.

3. Reavaliação das atividades e fluxos de trabalho

A implementação de novas tecnologias geralmente requerem mudanças nos processos de trabalho. Com isso, é necessário que haja o treinamento da nova rotina com os colaboradores. O RH pode verificar a melhor metodologia de acordo com as demandas internas.

4. Restabelecimento da motivação e do engajamento

Em tempos de crises e ações para a reestruturação das empresas é certo o clima pesado e cheio de incertezas. Só uma comunicação assertiva e transparentes pode gerar maior confiança aos colaboradores. Além disso, são necessárias outras atividades para trazer de volta sentimentos de motivação e engajamento internos.

5. Manutenção da comunicação clara e transparente

Evite que haja fofocas e comunicações mal formuladas nesse período. É época de todos se unirem para que permaneça um clima ameno dentro da empresa, mesmo com as adversidades.

6. Afastamento de conflitos nas equipes

A reorganização de diversos setores, da estrutura organizacional, do fluxo de atividades e de trabalho, entre outras mudanças podem gerar discussões entre colaboradores. É essencial que cada uma delas seja planejada de forma organizada e tenha comunicação anterior.

Leia também: Como a integração do RH e TI pode ajudar na sua empresa

7. Capacitação em novas ferramentas

A tecnologia é uma grande aliada na reestruturação de empresas. Se houver a implementação de novos sistemas é necessário que haja um treinamento prévio para evitar qualquer transtorno no dia a dia de trabalho.

8. Trabalho com outras áreas com objetivos diversos

Com as transformações digitais urgentes, os setores de RH e TI necessitam de cooperação para que haja a implantação de novas ferramentas sem gerar um impacto adverso dentro das organizações.

9. Obtenção do consenso de valores e significados

Em tempos de diversidades de pensamentos, é um desafio para o RH criar ações que criem uma cultura empresarial genuína, que possa incluir todos os colaboradores em um sentimento único de impulsionamento da empresa.

10. Criação de uma cultura colaborativa

Ter uma política de colaboração é fundamental para que a reestruturação da empresa torne-se bem sucedida. O RH deve treinar os líderes para que eles possam ser os grandes agentes de transformação internos.

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ

Av. Rio Branco, 181 - Sala 1405 - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ